
André Ferreira
Carlos Fogaça
Beatriz Amorim
CONGRESSO
DE VIENA (1814)
Rômulo Barbosa
Apresentação:
Poucos sabiam a desestabilidade que a ascensão de Napoleão Bonaparte ao Trono Francês viria a causar. Sua audácia, dentro e fora do campo de batalha, iria a mudar a história da Europa e do mundo para sempre. O Primeiro Império Francês, em busca da supremacia, desafiou o tênue equilíbrio de poder entre as monarquias da Europa.
Após sucessivas tentativas por parte de tais coalizões para sua derrocada, a França enfim acabou por ser contida, não sem antes dissolver dinastias tradicionais e trabalhar na fundação de novos Estados. Tamanha foi a mudança causada pela empreitada Napoleônica, que líderes de toda a Europa reuniram-se, no ano de 1815, na cidade de Viena, para debater alianças, fronteiras e medidas para a reestruturação do continente europeu que agora vive em um cenário de desordem e incerteza.
O Congresso de Viena da II CRelMUN traz aos delegados a oportunidade de reviver a reunião das maiores representações da Europa durante o período final das Guerras Napoleônicas, dando a oportunidade de recriar novas realidades, distintas ou paralelas com a história, mas de acordo com o cenário vivido. Muito há de ser feito, muitos danos devem ser reparados e problemas maiores devem ser evitados.