
Victor Foresti
GABINETE
DE GUERRA
Luiz Buscariolli
Pedro Caetano
José Vitor
Apresentação:
Em meio às ruas de Amsterdã um homem anda nervosamente. Seu sobretudo não parece ser uma proteção apenas contra o frio, mas também contra o governo.
A causa se tornou o principal objetivo de sua vida, pelo menos na metade oculta da vida dupla que ele levava.
O medo de que oficiais das forças nazistas o alcançassem é grande, e isso seria comprometedor para toda a operação. Opor-se ao governo agora não significava discordar, significava resistir às políticas de ódio propagadas pelo III Reich. Significava sobreviver.
O homem ajeita seu fedora enquanto oficiais com insígnias da ϟϟ, a SS ou Schutzstaffel, andam no lado oposto da calçada, fazendo a tradicional saudação nazista em resposta a um modesto comerciante, que arrumava sua banca.
Com uma expressão de repulsa em sua face, ele gira em seus calcanhares, pegando a primeira entrada a sua direta, adentrando um beco e indo a fundo naquela parte obscura das ruas neerlandesas.
Ali, outro membro de uma das diversas organizações secretas lhe aguarda. Um homem de meia idade com os cabelos bem penteados e um terno impecavelmente alinhado, uma pessoa pertencente à alta sociedade do país.
- Eu não tinha percebido que ocasião era fúnebre. - diz ele ao homem, enquanto guarda seu relógio de bolso dentro de seu colete marrom.
- Bem, o mundo está calmo aqui- diz o homem severamente, retirando um envelope grosso de dentro de seu sobretudo, e entregando-o ao abastado, que abre-o, checa o conteúdo e fita o seu entregador.
- A causa agradece.- diz ele, seguindo beco adentro, enquanto o outro homem se afasta e cada um segue um caminho distinto.
Essa conversa pode não ter feito sentido algum para alguém alheio às organizações secretas, mas o ano é 1942, a Segunda Grande Guerra está a todo o vapor, assim como as políticas de extermínio do governo de Adolf Hitler. Se opor é resistir, é agir para que novamente os Países Baixos, assim como seu povo, sejam livres novamente. Mesmo de forma velada, o porvir de todo uma nação recai sobre esses anônimos vigilantes. Estaria você disposto a juntar-se a Resistência?